Timbre

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

 

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

 

Solicitação - Inclusão de Item no Plano Anual de Contratação (PAC)

 

 

Unidade Demandante: Faculdade de Medicina

E-mail da Unidade: admfamed@ufc.br

Danielle Macedo Gaspar, Coordenadora de Programas Acadêmicos da Faculdade de Medicina, solicita a inclusão do item abaixo discriminado no Plano Anual de Contratações (PAC) vigente:

DESCRIÇÃO DO ITEM

Tipo:

                                   (   ) Material de Consumo       (   ) Material Permanente

                                   (   ) Serviço Continuado           ( x ) Serviço Não Continuado

                                   (   ) Obra

Código CATMAT ou CATSER:

 

Descrição Detalhada:

Aplicação do Teste do Progresso 2021 a todos os alunos ativos do Curso de Medicina

Unidade de Medida:

aluno

Quantidade: 903

 

Valor Unitário:

R$ 4,6069

Valor Total: R$ 4.160,03

 

Justificativa da Necessidade da Contratação:

O Teste de Progresso (TP) é uma avaliação objetiva, composta por 60 a 150 questões de múltipla escolha, destinada a promover uma avaliação das habilidades cognitivas esperadas ao final da graduação. Esta prova é aplicada a todos os alunos do curso no mesmo dia, para que seja possível comparar os resultados entre as notas e analisar a evolução do desempenho do conhecimento ao longo do curso.

O TP é aplicado nas escolas médicas, isoladamente ou em grupos de escolas parceiras (também denominados consórcios), desde o final da década de 1990. No ano de 2021, este teste será aplicado pela primeira vez nacionalmente, estando esta iniciativa sob organização da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Vale ressaltar que a última aplicação do teste para os alunos de Medicina do campus de Fortaleza ocorreu no ano de 2015. Reforçamos que, de acordo com o preconizado para este teste, é de grande importância que ele seja aplicado, no mínimo, uma vez ao ano para todos os estudantes ativos no curso, o que é realizado rotineiramente pelas demais escolas médicas do Estado do Ceará.

Os resultados deste teste são uma forma de medir o desenvolvimento dos alunos em relação ao tempo decorrido com o curso. Nesse contexto, os resultados dos testes constroem as curvas de desempenho dos alunos, que nos permitem identificar pontos fracos e fortes dos alunos nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso. O TP também é importante como uma ferramenta de avaliação para uso da gestão acadêmica e, portanto, é fundamental que as instituições tenham um papel ativo na preparação e análise desses dados de avaliação. Vale destacar que no corrente ano (2021), dois professores da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC participaram ativamente das reuniões e elaboração das questões.

Ademais, o TP permite identificar prováveis deficiências nas disciplinas ativas do curso, visando aprimorar e intervir nos métodos de ensino. Os alunos também se beneficiam, além da avaliação do seu progresso de aprendizagem ao longo do tempo, na preparação para os testes de seleção da Residência Médica, destacando que o aluno participante recebe um certificado que pode ser utilizado na pontuação do currículo em diversos concursos de Residência Médica do país. Assim, a contratação do TP se justifica pela sua importância para o planejamento do curso de graduação possibilitando a correção de pontos fracos nas diversas áreas de conhecimento, bem como para os estudantes identificarem seus pontos fracos e fortes propiciando uma melhor preparação para o exame de Residência Médica.

Por fim, ressaltamos que a presente demanda não foi incluída no PAC 2021 pois, diante do atual cenário pandêmico, a realização do teste, 100% online, só foi confirmada em janeiro do corrente ano. Além disso, a Universidade encontrava-se inadimplente com a ABEM há alguns anos, tendo regularizado sua situação apenas no segundo semestre de 2020, quando já havia passado o período de elaboração do PAC.

Alinhamento com o PDI:  

( x ) Posicionar-se nacional e internacionalmente como protagonista na formação de profissionais de excelência, pelo desenvolvimento da ciência e tecnologia e pela inovação.

(   ) Aprimorar a governança e a comunicação institucional para o atingimento dos objetivos organizacionais e para a promoção da transparência e accountability.

( x ) Aprimorar a formação discente.

(   ) Consolidar a qualidade dos programas de pós-graduação e a política de inovação científica e tecnológica, intensificando a internacionalização.

(   ) Fortalecer a extensão universitária na UFC.

(   ) Proporcionar infraestrutura física adequada, com foco na economicidade, na sustentabilidade e na acessibilidade.

(   ) Consolidar, ampliar e modernizar as soluções de tecnologia da informação, proporcionando a infraestrutura adequada aos processos da UFC.

(   ) Assegurar aos discentes as condições necessárias para a excelência estudantil.

(   ) Garantir a excelência na gestão de pessoas.

(   ) Potencializar a cultura artística e esportiva na UFC, ampliando os mecanismos de financiamento e expandindo o acesso à comunidade acadêmica.

(   ) Aumentar a eficiência, eficácia e efetividade dos processos da Gestão, garantindo a sustentabilidade orçamentária/ financeira.

 

Fortaleza, 19 de agosto de 2021.

 

Observação: o documento deve ser assinado pela autoridade competente do setor.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANIELLE MACEDO GASPAR, Coordenador de Programas Acadêmicos, em 24/08/2021, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufc.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2189795 e o código CRC 2C0E7FAD.




Referência: Processo nº 23067.034504/2021-97 SEI nº 2189795

Criado por amandaclviana, versão 3 por amandaclviana em 23/08/2021 16:35:34.