Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal do Ceara

REITORIA
FACULDADE DE MEDICINA

 

OFÍCIO 148/2021/FAMED/REITORIA

Fortaleza, 06 de agosto de 2021.

Ao Senhor

Prof. ALMIR BITTENCOURT DA SILVA

Pró-Reitor de Planejamento e Administração/UFC

 

Assunto: Teste do Progresso 2021

 

Senhor Pró-Reitor,

 

O Teste de Progresso (TP) é uma avaliação objetiva, composta por 60 a 150 questões de múltipla escolha, destinada a promover uma avaliação das habilidades cognitivas esperadas ao final da graduação. Esta prova é aplicada a todos os alunos do curso no mesmo dia, para que seja possível comparar os resultados entre as notas e analisar a evolução do desempenho do conhecimento ao longo do curso.

O TP é aplicado nas escolas médicas, isoladamente ou em grupos de escolas parceiras (também denominados consórcios), desde o final da década de 1990. No ano de 2021, este teste será aplicado pela primeira vez nacionalmente, estando esta iniciativa sob organização da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Vale ressaltar que a última aplicação do teste para os alunos de Medicina da UFC, Campus de Fortaleza, ocorreu no ano de 2015. Reforçamos que, de acordo com o preconizado para este teste, é de grande importância que ele seja aplicado, no mínimo, uma vez ao ano para todos os estudantes ativos no curso, o que é realizado rotineiramente pelas demais escolas médicas do Estado do Ceará.

Os resultados deste teste são uma forma de medir o desenvolvimento dos alunos em relação ao tempo decorrido com o curso. Nesse contexto, os resultados dos testes constroem as curvas de desempenho dos alunos, que nos permitem identificar pontos fracos e fortes dos alunos nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao curso. O TP também é importante como uma ferramenta de avaliação para uso da gestão acadêmica e, portanto, é fundamental que as instituições tenham um papel ativo na preparação e análise desses dados de avaliação. Vale destacar que no corrente ano (2021), dois professores da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC participaram ativamente das reuniões e elaboração das questões.

Ademais, o TP permite identificar prováveis deficiências nas disciplinas ativas do curso, visando aprimorar e intervir nos métodos de ensino. Os alunos também se beneficiam, pois além de avaliarem seu progresso de aprendizagem ao longo do tempo, preparam-se para os testes de seleção da Residência Médica, destacando que o aluno participante recebe um certificado que pode ser utilizado na pontuação do currículo em diversos concursos de Residência Médica do país.

Por fim, destacamos que entidades como o Conselho Federal de Medicina (CFM) já apoiaram e recomendaram que as escolas realizem o Teste do Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante, reforçando assim que o TP é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.

Em virtude do exposto, encaminhamos para análise desta Pró-Reitoria o presente processo de solicitação de contratação da ABEM para aplicação do Teste do Progresso a todos os estudantes ativos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Campus de Fortaleza.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Profa. MÔNICA CARDOSO FAÇANHA

Coordenadora do Curso de Medicina

Faculdade de Medicina/UFC

 

 

Profa. DANIELLE MACEDO GASPAR

Coordenadora de Programas Acadêmicos

Faculdade de Medicina/UFC

 

 

Prof. JOÃO MACÊDO COELHO FILHO

Diretor da Faculdade de Medicina/UFC

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por DANIELLE MACEDO GASPAR, Coordenador de Programas Acadêmicos, em 06/08/2021, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JOAO MACEDO COELHO FILHO, Diretor de Faculdade, em 10/08/2021, às 10:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MONICA CARDOSO FACANHA, Professor do Magistério Superior, em 10/08/2021, às 22:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufc.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2169818 e o código CRC EEFC6EED.



Rua Alexandre Baraúna, 949 - (85) 3366-8001

CEP 60430-160 - Fortaleza/CE - http://ufc.br/


Referência: Processo nº 23067.034504/2021-97 SEI nº 2169818

Criado por amandaclviana, versão 3 por amandaclviana em 06/08/2021 12:27:48.