Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
 

 

PLANO DE TRABALHO SIMPLIFICADO

 

1. TIPO DE PROJETO

(    ) Ensino                             

(    ) Pesquisa                             

( x  ) Extensão                               

(    ) Desenvolvimento Institucional      

(    ) Desenvolvimento Científico e Tecnológico         

(    ) Fomento à Inovação

 

 

ANEXO 1 – DADOS CADASTRAIS

 

 

1. DADOS CADASTRAIS DO PROPONENTE

1.1 Órgão/Entidade Proponente: Universidade Federal do Ceará

1.2 CNPJ:07.272.636/0001-31

1.3 Endereço: Av. da Universidade, 2932 – Benfica – Fortaleza/CE

1.4 Cidade: Fortaleza

1.5 UF:Ce

1.6 CEP: 60.020 - 181

1.7 Esfera Administrativa:

1.8 DDD: (85)

1.9 Telefone:3366 7306

1.10 Fax:3366 7308

1.11 E-mail:

1.12 Nº UG (Unidade Gestora):

1.13 Gestão (número):

1.14 Conta Corrente:

1.15 Banco:

1.16 Agência:

1.17 Praça de Pagamento:

1.18 Nome do Responsável:  Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque

1.19 CPF: 078.883.173-91

1.20 RG/Órgão Expedidor: 384030-82 - SSP-CE

1.21 Cargo: Reitor

1.22 Função:  Professor

1.23 SIAPE: 1166111

1.24 Endereço: Av. Dolor Barreira, nº 1655, casa 600, Vicente Pinzon, Fortaleza-CE

1.25 CEP: 60.181-005

 

1.26 Nome do Coordenador do Projeto: Francisco Chagas da Silva Filho

1.27 CPF: 210.272.183-34

1.28 Unidade/Departamento: Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA) do Centro de Tecnologia - UFC

1.29 SIAPE: 1166135

1.30 E-mail: fchagasfilho@gmail.com

1.31 Telefone Fixo: (85) 3366-9778

1.32 Telefone Celular: (85) 99603-1528

 

1.33 Nome do Fiscal do Convênio/Contrato: John Kenedy de Araújo

1.34 CPF: 210.272.183-34

1.35 Unidade/Departamento: Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - DEHA

1.36 SIAPE: 1166135

1.37 E-mail: kenedy@ufc.br

1.38 Telefone Fixo: (85) 3366-9778

1.39 Telefone Celular: (85) 99603-1528

 

1.40 Nome do Suplente do Fiscal do Convênio/Contrato: Samíria Maria Oliveira da Silva

1.41 CPF: 976.476.593-91

1.42 Unidade/Departamento: Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental - DEHA

1.43 SIAPE: 1339472

1.44 E-mail: samiriamaria@hotmail.com

1.45 Telefone Fixo: 3366-9624 

1.46 Telefone Celular: (85) 987079199

 

2. OUTROS PARTÍCIPES

2.1 Tipo:   (   ) Público     (   ) Privado

2.2 Nome/Razão Social: 

2.3 CNPJ/CPF: xx.xx.xxx/xxxx-xx

2.4 Esfera Administrativa:

2.5 Endereço: 

 2.6 CEP: xx.xxx-xxx

2.7 Cidade:

2.8 UF: xx

2.9 Telefone: (xx) xxxx-xxxx

2.10 Fax: (xx) xxxx-xxxx

2.11 Nome do Representante Legal:  

2.12 CPF: xxx.xxx.xxx-xx 

2.13 RG/Órgão Expedidor/Emissão:

2.14 Cargo:

* Se necessário, copie e cole o quadro acima para outros partícipes. Se não for o caso, apague esta informação.

 

 

ANEXO 2 – ELABORAÇÃO DO PROJETO

 

 

1. DESCRIÇÃO DO PROJETO

1.2.1 Título do Projeto

1.2 Período de Execução

Consultoria em engenharia envolvendo ensaios geotécnicos de caracterização de solos

1.2.1 Início: 06/06/2019

1.2.2 Término: 31/07/2022

1.3 Identificação do Objeto:

Atender demandas da cadeia produtiva do setor de infraestrutura tanto por meio da execução de ensaios de caracterização, de ensaios especiais em solos, bem como serviços de consultoria.

1.4 Objetivo:

Atender demandas da cadeia produtiva do setor de infraestrutura tanto por meio da execução de ensaios de caracterização, de ensaios especiais em solos, bem como serviços de consultoria.

1.5 Justificativa do Projeto:

 

A proposta desse projeto de extensão é pertinente uma vez que a consultoria técnica é relevante por possibilitar a solução de problemas práticos da sociedade sendo, portanto, importante para o ambiente acadêmico por trazer informações que são eventualmente traduzidas para a melhor formação dos alunos da engenharia. O LMSP/UFC é um centro de pesquisa nacional, com competência técnica e experiências reconhecidas. Apesar de sua atuação prioritariamente em pesquisas e formação de recursos humanos em diversos níveis (recebendo alunos das Escolas de Estaduais de Ensino Médio Profissionalizante do Curso de Edificações, alunos do IFCE dos cursos de Edificações e Estradas, bem como alunos de graduação da UFC dos cursos de Engenharia Civil e Geologia, como estagiários), o laboratório é frequentemente procurado para prestar serviços de consultoria.

1.6 Resultados Esperados (descrever sucintamente):

- Divulgar o portfólio de ensaios de caracterização geotécnica e ensaios especiais;

- Atender às demandas da realização de ensaios de caracterização, controle de terraplanagem e de ensaios especiais em materiais geotécnicos e de análise;

- Aumentar a interação da universidade com o setor produtivo, bem como as parcerias com outras instituições de ciência e tecnologia públicas e privadas;

- Utilizar os serviços tecnológicos realizados como ponto inicial de contato com empresas para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento.

1.7 Valor Total: R$ 756.804,16

*Obs.: jamais iniciar a execução antes da aprovação final do instrumento.

 

 

ANEXO 3 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

 

1. EXECUÇÃO (Meta, Etapa, Especificação, Indicador Físico e Período de Execução)

Atividade

Ano 1 - Mês

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Realização de ensaios de caracterização e ensaios especiais.

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Realização de consultorias especializadas em infraestrutura ligadas a fundações, barragens e geotecnia em geral.

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Realização de cursos de capacitação

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

x

x

Atividade

Ano 2 - Mês

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Realização de ensaios de caracterização e ensaios especiais.

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Realização de consultorias especializadas em infraestrutura ligadas a fundações, barragens e geotecnia em geral.

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

x

Realização de cursos de capacitação

 

 

 

 

 

 

x

x

x

x

x

x

ANEXO 4 – PLANO DE APLICAÇÃO

 

 

1. PLANO DE APLICAÇÃO (em R$)

DESCRIÇÃO DAS DESPESAS

UNID

QTDADE

VALOR UNITÁRIO

VALOR TOTAL

1. EQUIPE DE TRABALHO (número de horas dedicadas ao projeto)
1.1 CLT (Salário + benefícios)
Auxiliar de Laboratório

Meses

44

1.600,00

70.400,00

Serviços Gerais

Meses

44

1.250,00

55.000,00

Subtotal 

        125.400,00

Encargos       

        114.020,00

Total       

        239.420,00

 
1.2. ESTÁGIO 

Estagiário 1

Meses

24

      600,00

          14.400,00

Estagiário 2

Meses

24

      800,00

          19.200,00

Total

 

 

 

          33.600,00

 
1.3.SERVIÇOS DE TERCEIRO PESSOA FÍSICA (coordenação, professores, serviços esporádicos) 
Francisco Chagas da Silva Filho

Hora

192

        65,00           12.480,00
Anderson Borghetti Soares

Hora

192

        65,00           12.480,00
Alfran Sampaio Moura

Hora

192

        65,00           12.480,00
Silvrano Adonias Soares

Hora

192

        65,00           12.480,00
Rosiel Ferreira Leme

Hora

192

        65,00           12.480,00
Docente

Hora

192

        65,00           12.480,00
Roberto Antonio Cordeiro da Silva

Hora

192

        50,00             9.600,00
Ana Maria de Queiroz

Hora

192

        50,00             9.600,00
Carlos Alberto Germano

Hora

192

        50,00             9.600,00
Larissa Augusto e Silva

Hora

192

        50,00             9.600,00
Técnico 1 / Fabiola Costa de Lima

Hora

768

        50,00           38.400,00
Técnico 2 / Amanda Vieira e Silva

Hora

576

        50,00           28.800,00
Sub Total          180.480,00
Encargos (INSS PATRONAL)                 36.096,00
Total               216.576,00
 
TOTAL 1               489.596,00
 
2 SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURIDICA 
Serviços de instalação de equipamentos 

Unid.

12

      400,00             4.800,00
Serviços de manutenção de equipamentos

Unid.

24

      800,00           19.200,00
Serviços de calibração de equipamentos

Unid.

6

      300,00             1.800,00
Locação de Veículo

Unid.

8

      300,00             2.400,00
Serviço de Transporte de Material

Unid.

10

      500,00             5.000,00
Custeio com comunicação

Unid.

6

      100,00                600,00
Inscrição em eventos

Unid.

6

      850,00             5.100,00
Serviços gráficos

Unid.

6

      300,00             1.800,00
Normas

Unid.

10

      120,00             1.200,00
Capacitação

Unid.

3

   1.000,00             3.000,00
TOTAL 2                 44.900,00
         
3. MATERIAL DE CONSUMO        
Material de escritório/Informática em geral

Verba

1

 10.154,41           10.154,41
Material de laboratório

Unid.

24

      300,00             7.200,00
Peças de reposição de equipamentos (nacional)

Unid.

24

      200,00             4.800,00
Material de alimentação (água, café, açúcar)

Unid.

24

      120,00             2.880,00
Materiais diversos (copos descartáveis, papel, toalha, papel filme, saco plástico, etc)

Unid.

24

        50,00             1.200,00
Material de limpeza (flanela, água sanitária, detergente, vassoura, rodo, esponja, etc)

Unid.

24

        50,00             1.200,00
TOTAL 3                 27.434,41
         
4. MATERIAL PERMANENTE        
Livros

Unid.

10

      303,17             3.031,72
Ar condicionado

Unid.

2

   5.000,00           10.000,00
Equipamentos (máquinas, equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)

Unid.

24

   1.200,00           28.800,00
Computador

Unid.

3

   2.500,00             7.500,00
TOTAL 4                 49.331,72
         
5. OUTRAS DESPESAS
5.1 PASSAGENS
Passagens Nacionais

Unid.

6

   1.800,00           10.800,00
Passagem Internacional

Unid.

2

   3.500,00             7.000,00
Subtotal                 17.800,00
         
5.2 ADIANTAMENTO DE VIAGENS
Diárias Nacionais

Unid.

30

      200,00             6.000,00
Diárias Internacionais

Unid.

5

      500,00             2.500,00
Diárias de Campo

Unid.

20

      100,00             2.000,00
Subtotal                 10.500,00
         
5.3 CUSTEIO COM LOGISTICA
Combustível

Verba

1

   4.416,00             4.416,00
Correios

Verba

1

   3.000,00             3.000,00
Subtotal                   7.416,00
         
TOTAL 5                 35.716,00
         
SUB TOTAL  R$  646.978,13
6. DESPESAS OPERACIONAIS ADMINISTRATIVAS
Repasse CONSUNI                 48.609,44
D.O.A. Fundação                 61.216,59
TOTAL 6               109.826,03
         
DESPESAS TOTAL               756.804,16

*Obs.: incluir somente os elementos de despesas pertinentes ao projeto.

 

 

ANEXO 5 – CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

 

 

1.  VALORES (em R$)

O desembolso financeiro será efetuado a medida que as etapas são realizadas conforme relatórios de atividades apresentadas.

 

 

ANEXO 6 – EQUIPE ENVOLVIDA NO PROJETO

 

 

1. RELAÇÃO DA EQUIPE ENVOLVIDA NO PROJETO (Art. 6º, § 1º, incisos III e IV c/c § 3º do Decreto nº 7.423/2010)

  NOME CPF CARGO VINCULAÇÃO ENDEREÇO CEP MUNICÍPIO/UF TELEFONE E-MAIL INSTITUCIONAL
1 Francisco Chagas da Silva Filho 228.724.263-53 Docente  UFC Rua Armando Farias, bloco 713, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 3366 9181 fchagas@ufc.br
2 Alfran Sampaio Moura 318.066.003-15 Docente UFC Rua Armando Farias, bloco 713, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 3366 9779 alfransampaio@ufc.br
3 Anderson Borghetti Soares 616.042.670-20 Docente UFC Rua Armando Farias, bloco 713, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 3366 9624 borghetti@ufc.br
4 Silvrano Adonias Dantas Neto 022.218.354-33 Docente UFC Rua Armando Farias, bloco 713, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 3366 99494 silvrano@ufc.br
5 Rosiel Ferreira Leme 001.623.433-29 Docente UFC Rua Armando Farias, bloco 713, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 9 9712 6923  
6 Roberto Antônio Cordeiro da Silva 241.409.533-49 Téc. Laboratório UFC Rua Consul Golveia, 146 60.335-390 Fortaleza-CE (85) 9 8644 6549 roberto@det.ufc.br
7 Ana Maria de Queiroz 385.759.303-20 Aux. Laboratório UFC Rua Dois, 73, Sítio Córrego 60.752-030 Fortaleza-CE (85) 9 8689 0801 ana@det.ufc.br
8 Carlos Alberto Germano 245.446.983-91 Téc. Laboratório UFC Rua Perdigão de Oliveira, 771, João XXIII 60.520-210 Fortaleza-CE (85) 3366 9629 germano@det.ufc.br
9 Larissa Augusto e Silva 071.510.764-01 Aluna Graduação UFC Rua Prof. Carvalho, 3175, apto. 504 60.120-205 Fortaleza-CE (85) 9 9670 2608 larissa022@hotmail.com
10 Anselmo de Oliveira Clemente 015.194.113-08 Aux. Laboratório FundaçãoASTEF Rua Mário da Silveira, 186 60.440-240 Fortaleza-CE (85) 9 8541 1037 anselmo191@hotmail.com
11 Francisco da Silva 318.827.573-00 Serviços Gerais FundaçãoASTEF Rua Armando Farias, bloco 703, Pici 60.440-900 Fortaleza-CE (85) 3366 9629  
12 Mariana Vela Silveira 010.674.313-90 Docente UFC Rua Antônio Augusto 483 apto 1606 60110370 Fortaleza-CE 998401645 mvsilveira@deha.ufc.com
13 Técnico 1                
14 Técnico 2                
15 Estagiário 1                
16 Estagiário 2                

*Relacionar a Equipe Técnica constituída;

**Observar carga horária e valores máximos permitidos;

***Relacionar cada participante às metas e/ou atividades apresentadas no cronograma de execução.

Obs.: É obrigatório identificar quais participantes são funcionários públicos, bem como observar toda a legislação específica quanto à concessão de bolsas ou qualquer vantagem pecuniária ao servidor.

 

 

ANEXO 7 – PROJETO BÁSICO 

 

[INCLUIR PROJETO BÁSICO ELABORADO]

* A inclusão do Projeto Básico só se aplica em casos de projetos de "obras e instalações laboratoriais" e de "aquisição de equipamentos e materiais permanentes nacionais e importados". 

 

 

 

[Colocar Local], 27 de abril de 2021

 

 

Francisco Chagas da Silva Filho

Coordenador(a) do Projeto

 

 

Formulário elaborado conforme:

 

LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

 

"Art. 116.  Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração.

§ 1o  A celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

I - identificação do objeto a ser executado;

II - metas a serem atingidas;

III - etapas ou fases de execução;

IV - plano de aplicação dos recursos financeiros;

V - cronograma de desembolso;

VI - previsão de início e fim da execução do objeto, bem assim da conclusão das etapas ou fases programadas;

VII - se o ajuste compreender obra ou serviço de engenharia, comprovação de que os recursos próprios para complementar a execução do objeto estão devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou órgão descentralizador".

 

DECRETO Nº 7.423, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

 

"Art. 6º  O relacionamento entre a instituição apoiada e a fundação de apoio, especialmente no que diz respeito aos projetos específicos deve estar disciplinado em norma própria, aprovada pelo órgão colegiado superior da instituição apoiada, observado o disposto na Lei nº 8.958, de 1994, e neste Decreto.

§ 1º  Os projetos desenvolvidos com a participação das fundações de apoio devem ser baseados em plano de trabalho, no qual sejam precisamente definidos:

I - objeto, projeto básico, prazo de execução limitado no tempo, bem como os resultados esperados, metas e respectivos indicadores;

II - os recursos da instituição apoiada envolvidos, com os ressarcimentos pertinentes, nos termos do art. 6º da Lei nº 8.958, de 1994;

III - os participantes vinculados à instituição apoiada e autorizados a participar do projeto, na forma das normas próprias da referida instituição, identificados por seus registros funcionais, na hipótese de docentes ou servidores técnico-administrativos, observadas as disposições deste artigo, sendo informados os valores das bolsas a serem concedidas; e

IV - pagamentos previstos a pessoas físicas e jurídicas, por prestação de serviços, devidamente identificados pelos números de CPF ou CNPJ, conforme o caso.

§ 2º  Os projetos devem ser obrigatoriamente aprovados pelos órgãos colegiados acadêmicos competentes da instituição apoiada, segundo as mesmas regras e critérios aplicáveis aos projetos institucionais da instituição.

§ 3o  Os projetos devem ser realizados por no mínimo dois terços de pessoas vinculadas à instituição apoiada, incluindo docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes regulares, pesquisadores de pós-doutorado e bolsistas com vínculo formal a programas de pesquisa da instituição apoiada.

§ 4o  Em casos devidamente justificados e aprovados pelo órgão colegiado superior da instituição apoiada poderão ser realizados projetos com a colaboração das fundações de apoio, com participação de pessoas vinculadas à instituição apoiada, em proporção inferior à prevista no § 3o, observado o mínimo de um terço.

§ 5o  Em casos devidamente justificados e aprovados pelo órgão colegiado superior da instituição apoiada, poderão ser admitidos projetos com participação de pessoas vinculadas à instituição apoiada em proporção inferior a um terço, desde que não ultrapassem o limite de dez por cento do número total de projetos realizados em colaboração com as fundações de apoio.

§ 6o  Para o cálculo da proporção referida no § 3o, não se incluem os participantes externos vinculados a empresa contratada.

§ 7o  Em todos os projetos deve ser incentivada a participação de estudantes.

§ 8o  A participação de estudantes em projetos institucionais de prestação de serviços, quando tal prestação for admitida como modalidade de extensão, nos termos da normatização própria da instituição apoiada, deverá observar a Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008.

§ 9o  A participação de docentes e servidores técnico-administrativos nos projetos de que trata o § 1o deste artigo deve atender a legislação prevista para o corpo docente e servidores técnico-administrativos da instituição apoiada, além das disposições específicas, na forma dos §§ 3o, 4o, 5o e 6o.

§ 10.  No caso de projetos desenvolvidos em conjunto por mais de uma instituição, o percentual referido no § 3o poderá ser alcançado por meio da soma da participação de pessoas vinculadas às instituições envolvidas.

§ 11.  No âmbito dos projetos de que trata o § 1o deste artigo, a instituição apoiada deve normatizar e fiscalizar a composição das equipes dos projetos, observadas as disposições do Decreto no 7.203 de 04 de junho de 2010.

§ 12.  É vedada a realização de projetos baseados em prestação de serviço de duração indeterminada, bem como aqueles que, pela não fixação prazo de finalização ou pela reapresentação reiterada, assim se configurem.

§ 13.  Deve haver incorporação, à conta de recursos próprios da instituição apoiada, de parcela dos ganhos econômicos decorrentes dos projetos de que trata o § 1o, observada a legislação orçamentária".

Modelos de Memória de Cálculo Detalhada

*Os modelos também podem ser utilizados para outras naturezas de despesas.


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Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO CHAGAS DA SILVA FILHO, Chefe de Departamento, em 28/04/2021, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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